Caçadores de Cachoeiras - O Portal que te guia pelo Estado do Espírito Santo

Recolhimento de animais: entenda como funciona

  • Qui, 03 de Fevereiro de 2011 10:06

Semco
Recolhimento
Os animais de grande porte são recolhidos e levados para o CCZ.

O dever de toda a pessoa que decide ter um animal é assumir o compromisso de cuidar, dando-lhe alimentação, abrigo, cario e assistência à saúde. No entanto, muitos deles sofrem abandono e acabam soltos nas ruas, trazendo riscos para a snhaúde pública. Nestes casos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Cariacica está de plantão para recolhê-los.

Para os bichinhos de pequeno e médio porte, como cães e gatos, é permitida a captura somente quando doentes e não há mais recuperação. Mediante denúncias, nas ruas do município a equipe do CCZ, composta também por médicos veterinários, realiza o diagnóstico e leva o animal até o órgão para o processo de eutanásia.

Nas residências, o processo é diferente. O proprietário que possuir um animal doente deve levá-lo até uma clínica particular, e se constado que não é possível a recuperação do bichinho o CCZ pode ser acionado pelo telefone 3346-6519. Vale lembrar, que o animal só será recolhido se o dono apresentar um laudo médico veterinário.

O coordenador do CCZ de Cariacica, Paulo Cornachini, faz uma alerta à população: “a manutenção e o cuidado com o animal é de inteira responsabilidade do proprietário. Quando são abandonados acabam trazendo risco para a saúde da população, e quando sadios o órgão não pode realizar a captura”, ressalta.

Cornachini explica o motivo do não recolhimento, já que o CCZ assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual que proíbe a captura de animais de rua de pequeno e médio porte, além do recolhimento de animais sadios em ruas ou residências.

Animais de grande porte
Mas não são somente os cães e gatos que sofrem abandonos. Animais, como cavalo, boi, porco e cabrito são vistos com frequências nas ruas da cidade. E por estarem em zona urbana, onde é proibida a criação, os animais de grande porte são recolhidos e levados para o CCZ, que fica localizado na Rua das Carmélias, s/n, no bairro Campina Verde.

Para resgatar estes animais, o proprietário deverá pagar uma multa no valor de R$ 35,00, além da diária de R$ 17,00. Após 10 dias de estadia, este animal é doado para uma entidade filantrópica ou levado para a Penitenciária Colônia Penal Agrícola, na Br. 262, em Viana, onde o dono terá mais uma oportunidade recuperá-lo.

Serviço
O recolhimento de animais de grande porte nas vias públicas da cidade é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. A comunidade também pode colaborar com este trabalho fazendo a denúncia no telefone 3346-6519.

Fonte: Prefeitura de Cariacica.

  • Banner